artrose-ombro

Cirurgia de Artroscopia de Ombro

Tire todas as suas dúvidas nesse interessante artigo, escrito pelo dr. Márcio Kozonara:

 

O que é cirurgia vídeo-artroscópica?

É uma técnica cirúrgica que acessa o interior de uma articulação por pequenas incisões na pele. Ela é feita com câmera e material apropriado para esse fim.

 

Qual o tempo de cirurgia e de hospitalização?

O tempo cirúrgico depende da extensão da lesão que motivou a cirurgia, mas o tempo médio é de 1 hora. O paciente pode ter alta no mesmo dia ou, se necessário, permanecer no hospital até a manhã seguinte.

 

Qual o tipo de anestesia utilizada?

Para as cirurgias do membro superior, utilizamos a anestesia geral associada ao bloqueio do plexo braquial, guiado por estimulador de nervo e/ou ultrassonografia. Isso garante uma melhor analgesia pós-operatória e menor quantidade de medicações durante a cirurgia.

 

O que utilizo de imobilização e medicamentos?

No pós-operatório o paciente deve utilizar uma tipóia tipo MJ (exceto que eu oriente outro modelo) e utilizará um anti-inflamatório e analgésico apenas. Esse procedimento que não causa muita dor, mas o uso da compressa fria é muito útil por 3 a 4 vezes ao dia. Geralmente não utilizamos antibióticos no pós-operatório.

 

Troca de curativo?

O curativo é feito imediatamente após a cirurgia e deve ser trocado no consultório, devendo ser mantido fechado até então.

 

Retorno e orientações gerais?

O retorno é agendado para a semana seguinte da cirurgia. O paciente pode tirar a tipóia para tomar banho e higiene pessoal e deve restringir os movimentos, mantendo o braço junto ao corpo. Os movimentos de punho, cotovelo e pescoço são liberados. O paciente deve dormir com a tipóia.

 

Quanto tempo de uso da imobilização e retorno às atividades?

Tudo depende do lesão reparada, mas o tempo de imobilização leva em torno de 4 semanas. O retorno às atividades profissionais e esportivas são orientadas no pós-operatório, de acordo com a recuperação do paciente.

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Comments are closed.