Luxação do Ombro

Luxação do Ombro

A luxação do ombro é a perda do “encaixe” do ombro. Essa patologia ocorre com mais frequência entre os praticantes de “esportes overhead” (aqueles em que o braço se movimenta acima da cabeça), tais como: tênis, natação, vôlei, rugby, crossfit, etc.

A doença também pode ser vista em pacientes que apresentam algum histórico de trauma, podendo apresentar a Lesão de Bankart e Hill-Sacks, como resultado de um episódio de luxação.

O exame clinico, a história, a frequência e a forma de redução da luxação são muito importantes para o diagnóstico e tratamento.

Reabilitação do Paciente com Luxação do Ombro

Uma vez feito o diagnóstico de luxação por frouxidão do ombro, inicia-se uma reabilitação prolongada, com ênfase no fortalecimento do manguito rotador, deltóide e musculatura escapulotorácica, com 80 a 90% de bons resultados.

Tipos de Tratamento da Luxação do Ombro

Na falha do tratamento fisioterápico, é indicado o tratamento cirúrgico, que pode ser antecipado se houver desinserção do lábio antero-inferior da glenóide na artroressonância magnética.

Nos casos de instabilidade traumática, existe a indicação de correção cirúrgica por via artroscópica, minimamente invasiva e de fácil reabilitação.

 

Compartilhe em suas redes sociais:

LEAVE A COMMENT