pseudoartrose

Você já ouviu falar em Pseudoartrose?

A pseudoartrose é a não consolidação de uma fratura, isto é, o osso ‘não cola’.

Após um trauma ou fratura, um tratamento é feito com o objetivo de que as partes de um osso tornem a se unir ou soldar. Para isso, é importante que a circulação sanguínea esteja ocorrendo normalmente.

Quando isso não acontece, geralmente após 3 a 6 meses de tratamento e nos ossos em que a circulação está deficiente, surge então o problema da pseudoartrose.

A pseudoartrose, também definida como falsa articulação, caracteriza-se então pela falta de consolidação óssea em relação a uma fratura ou mesmo a uma artrose.

Sendo assim, a pseudoartrose não tem nenhuma relação com a artrose, pois esta última é a degeneração da cartilagem articular.

A pseudoartrose não é uma doença rara, embora não seja tão conhecida da população. Aliás, ela é bastante comum, podendo atingir qualquer pessoa, independentemente da idade.

Em geral, como uma fratura provoca dor intensa no indivíduo, este tende a procurar ajuda médica o mais rápido possível, o que acaba sendo benéfico.

 

Principais fatores que podem causar a Pseudoartrose:

– Circulação inadequada de sangue na região;

– Instabilidade no local da fratura;

– Falta de contado entre os fragmentos de osso.

 

Fatores que influenciam negativamente na cura da fratura: 

– Idade avançada;

– Consumo de álcool ou tabagismo;

– Nutrição inadequada.

Osteoporose e arteriosclerose com redução de circulação sanguínea também são fatores adicionais negativos para a cura da fratura.

 

Diagnóstico

A melhor forma de se diagnosticar a pseudoartrose é o exame clínico, além, é claro, da radiografia.

 

Tratamento

Em boa parte dos casos, a pseudoartrose exige cirurgia para corrigir o problema. Existe também um tratamento com ultrassom, em que o calo ósseo é estimulado.

 

Terapia por Onda de Choque

Outro tipo de tratamento também indicado é Terapia por Onda de Choque (TOC). Neste caso, recomenda-se a aplicação de uma a três sessões com intervalos para avaliação.

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Comments are closed.