tunel-do-carpo-thumb

Você sabe o que é a Síndrome do Túnel do Carpo?

A Síndrome do Túnel do Carpo consiste na compressão do nervo mediano no nivel do punho, atingindo principalmente as mulheres.

Os principais sintomas são: formigamento das mãos e dores na palma da mão, que podem irradiar por todo o membro superior. As crises costumam ser piores durante à noite ou pela manhã, ou ainda relacionadas a alguma atividade manual ou posição das mãos.

Causas

A maioria dos casos de Síndrome do Túnel do Carpo são de causa desconhecida. A doença pode estar associada a qualquer condição que faça com que a pressão sobre o nervo mediano no punho aumente.

Algumas condições comuns que podem levar à Síndrome do Túnel do Carpo:

  • Obesidade;
  • Contraceptivos orais;
  • Hipotiroidismo;
  • Artrite;
  • Diabetes;
  • Trauma.

tunel-do-carpo2

Tratamento

Existem alguns tratamentos para a Síndrome e a cirurgia deve ser considerada quando outros métodos, como a fisioterapia, não trazem os resultados desejados.

Existem basicamente 2 técnicas cirúrgicas: a técnica aberta e a técnica endoscópica por vídeo.

A técnica endoescópica gera excelentes resultados, semelhante aos pacientes operados por via aberta.

A cirurgia é um tratamento definitivo que faz desaparecer os sintomas. A recidiva só acontece quando a proliferação sinovial é decorrente de uma doença anterior, que continua sem tratamento adequado.

Existem doença que simulam a Sindrome do Túnel do Carpo e que, se não forem diagnosticadas, são as principais falhas do tratamento cirúrgico dessa doença. Isso reforça a necessidade de uma análise criteriosa dos aspectos clínicos do paciente, antes do tratamento cirúrgico.

A Sindrome do Túnel do Carpo é cirúrgica quando ela for a única causa de dor e todos o demais motivos forem descartados.

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Comments are closed.