tendao-patelar

Tendinite Patelar ou Joelho de Saltador

A Tendinite Patelar é uma lesão que afeta o tendão que liga a rótula (patela) à tíbia. O tendão patelar desempenha um papel fundamental na forma do uso dos músculos das pernas. Ele ajuda os músculos a estenderem o joelho, de modo que a pessoa consiga chutar uma bola, correr e saltar.

A Tendinite Patelar é mais comum em atletas cujos esportes envolvem salto frequente, como basquete e vôlei. Por esta razão, a tendinite patelar é conhecida como joelho de saltador. No entanto, mesmo as pessoas que não saltam podem ter tendinite patelar.

Causas

A Tendinite Patelar é uma lesão de esforço comum. Ela ocorre quando a pessoa coloca o estresse repetido no tendão patelar. O estresse resulta em pequenas ‘lágrimas’ no tendão, que o corpo tenta reparar. Mas, como as lágrimas no tendão se tornam mais numerosas, elas causam dor, inflamação e um enfraquecimento da estrutura do tendão. Quando este dano no tendão persiste por mais de algumas semanas, ele é chamado tendinopatia.

Sintomas

A dor é o primeiro sintoma da Tendinite Patelar. A dor geralmente está localizada no tendão patelar, entre a rótula (patela) e a área onde o tendão atribui à tíbia.

A dor no joelho pode:

  • Inicialmente estar presente apenas quando se pratica atividade física ou logo após um treino intenso;
  • Eventualmente interferir nas tarefas diárias, como subir escadas ou levantar-se de uma cadeira.

Tratamento

A Terapia por Ondas de Choque é uma ótima alternativa no tratamento das tendinopatias crônicas e está indicada antes do tratamento cirúrgico, principalmente quando houver a falha dos tratamentos habituais por pelo menos três meses.

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Comments are closed.