fasceite-plantar

Tratando a Fasceíte Plantar com a Terapia por Ondas de Choque

A fasceíte plantar é uma inflamação de caráter crônico nos tendões da planta do pé, causada por erro na forma de pisar ou alteração do arco do pé (nos casos de pé cavo ou pé plano).

Esta dor é muito comum em pessoas que trabalham o dia inteiro em pé e atletas que praticam atividades esportivas de alto impacto.

Causas

A fasceíte plantar é resultado de uma desordem nas fibras da aponeurose plantar, causada possivelmente por anormalidades anatômicas e uso excessivo.

Outros fatores ainda podem estar associados a inflamação, como:

• Falta de flexibilidade do arco longitudinal da facite plantar;
• Rigidez das musculaturas da pantorrilha;
• Uso de calçados inadequados;
• Aumento do tamanho do passo durante a caminhada ou corrida.

Sintomas

O sintoma mais comum da fasceíte é a dor local ao redor da base do calcâneo e no arco plantar, muitas vezes com sensação de queimação. Isso acontece principalmente ao levantar-se da cama, ou após um período de repouso. A dor é crônica melhora após a movimentação, sendo reincidente e diária.

Tratamento

Quando os sintomas da fasceíte plantar não melhoram após seis meses de técnicas de fisioterapia tradicional, os médicos podem prescrever a Terapia por Ondas de Choque (TOC).

Através de um aparelho fora do corpo humano, as ondas de choque são aplicadas no local da inflamação, produzindo uma neovascularização, com consequente reparação do tecido inflamado.

O procedimento é realizado por um médico ortopedista, em 3 aplicações com intervalos semanais e duração em média de 30 minutos.

O método pode também ser uma alternativa ao tratamento cirúrgico, com boas chances de melhora.

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Comments are closed.